Blog

JORDÂNIA 2018

2 comentários

Nesses dias completei 21 anos de trabalho no Oriente Médio. Um tempo marcado por um profundo envolvimento e comunhão com a comunidade cristã, nessa região onde é o berço de nossa fé.

O começo foi singelo, porém, a envergadura dos projetos foram crescendo, fazendo com que no decorrer dos anos, tudo aquilo que Deus nos deu para realizar e compartilhar, foi se tornando em uma caminhada de serviço, influência e, principalmente, credibilidade.

A sede de nosso projeto sempre foi Amã na Jordânia, aonde estão a maioria de nossos relacionamentos, apesar de que nosso trabalho extrapolou em muito as fronteiras Jordanianas. Chipre, Síria, Líbano, Turquia, Dubai, Abu Dhabi, Egito, Israel e Palestina, foram nações por onde passamos, ministrando nas igrejas, gravando, produzindo programas de rádio e video clips para TV e, fazendo congressos de adoração, 15 no total, contando com o que participamos nesse ano. Ainda tive a oportunidade de traduzir meu livro, Adoração, quando a fé se torna amor, para o árabe, o qual, devagar, está sendo distribuído por toda a região. Além de tudo, participamos também do resgate de alguns irmãos refugiados os quais levamos para o Brasil, dos quais ainda cuidamos.

Em tudo vimos o cuidado inequívoco das mãos de Deus que nos protegeu e sustentou em cada instante dessa caminhada, muitas vezes dura, mas, sempre frutífera e crescente.

Hoje estou colhendo os frutos. Em cada viagem, a grande dificuldade é ter agenda para a demanda, pois tenho convite de um grande número de Igrejas que chegam fazer cultos nos dia de semana, para me receberem, a quem atendo sempre com alegria, pois independente de denominação sou acolhido por todos, com expectativa e amor.

A Jordânia continua sendo um lugar abençoado e pacífico. Mesmo tendo todos seus vizinhos envolvidos em conflitos. Poucos dias atrás, assolados por uma carga tributária demasiada, o povo foi às ruas, mas, de forma absolutamente civilizada, o que promoveu a queda do primeiro ministro e de seu gabinete, contudo nada disso alterou a ordem local, e assim, tudo voltou ao normal sob a liderança do Rei Abdulah, que tem vocação  para paz. Por isso é aqui que estamos embrionando a continuidade de outros projetos procurando envolver os irmãos que estão nas zonas de conflito e que necessitam urgente de todo apoio possível.

O Congresso esse ano foi liderado por um dos grupos que tem estado conosco em congressos anteriores e que faz um encontro de adoração e edificação todos os anos aqui em Amã. Esse ano fui convidado como preletor e basicamente ministrei os tópicos do meu livro, que depois de traduzido para o Árabe, tem sido de bom uso pelos irmãos.

Mas, como sempre, Deus nos surpreendeu. Não só o encontro foi de grande bênção para os cerca de 120 jovens que lá estiveram, mas, também o que veio depois, me trouxe grande alegria.

Como tenho feito todos os anos, aproveito a oportunidade para ministrar em diversas igrejas da cidade, a para isso, faltam dias, de tantos que são os convites. Entretanto os dias que me sobraram fui a três diferentes Igrejas. Em todas ministrei o louvor com as oito canções em árabe que canto e todos conhecem, e também preguei. A reunião de domingo na Igreja do Nazareno nas cercanias de Amã, foi inusitada, pois foi a primeira vez que encontrei com esses irmãos. O pequeno grupo que lá estava recebeu com alegria o que o Senhor me deu para compartilhar. Na segunda feira, a igreja eu já conhecia, pois foi  quem acolheu uma de nossas conferências na Jordânia alguns anos atrás. O pastor avivado estava com  grande expectativa, e assim, tivemos uma reunião cheia de alegria e do  mover de Deus. A presença de um expressivo grupo de brasileiros que estão na região, deu um toque especial nesse encontro.

Para o último dia Deus deixou algo especial. Quando cheguei na Igreja Aliança, quase não havia lugar para estacionar. Os pequenos ônibus amarelos estavam por toda parte, anunciando que algo especial estava acontecendo por ali. Sim estava! Essa Igreja aonde costumo ir nesses 21 anos estava entupida de gente. Por mais de 10 anos essa comunidade serve e abençoa os refugiados iraquianos que estão por ali desde a guerra do golfo em 1991. Todas as terças feiras essa igreja abre suas portas para que essas pessoas, que ainda vivem sem expectativas, possam usufruir um pouquinho do amor e da graça de Deus. Nesse dia tive a honra de cantar e pregar para essa gente. Falei sobre cura e no final, tive a oportunidade de por em prática o que preguei orando pelas pessoas que ali estavam.

A não ser pela mala perdida na chegada, essa foi uma das minhas mais abençoadas viagens, que ainda teve o bônus de uma ministração em Londres com meus amigos João Osmar e Lilian na Igreja Lagoinha London com um grupo expressivo de irmãos que fizeram de minha 10a  reunião dessa semana, algo muito especial.

Sem dúvida, continuo sentindo que Deus fez de minha vida uma dessas abelhinhas que distribui a essência de Deus pelo mundo afora.

Obrigado aos queridos Marco Reis, Amer Matalka, Aniz Zarowd, Tatyana, Pastor Yussef, João Osmar, minha família e tantos irmãos junto com as muitas igrejas que supriram os recursos que fizeram dessa jornada um momento muito especial em minha vida e ministério.

Com amor

Asaph Borba

Bridges of Love Ministries

2 comentários

• Gilberto disse:

Abençoado seja irmão Asaph.
    Cumpra-se o propósito de Deus no oriente médio e na sua vida.

• DEBORA MOREIRA disse:

Fiquei muito emocionada ao ler seu post. Parabéns pelo SIM ao Senhor. Quanta coragem!!! Suas palavras me lembraram as cartas paulinas. Pensei em como estamos frios aqui no Brasil…Muitas igrejas tristes…Desmotivadas… E quanto o reino avança, independentemente, de nós…Deus é incrivelmente surpreendente. Desde menina, amo ouvir seus louvores. A partir de hoje, seu ministério estará em minhas orações. Que Deus acrescente sempre mais vidas…. Forte abraço em Cristo.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>